Você sabia que os supermercados são grandes geradores de resíduos orgânicos? Os restos de alimentos e outros produtos perecíveis descartados podem se tornar valiosos recursos quando tratados adequadamente. Vamos entender mais sobre o recolhimento desses resíduos?
Algumas redes de supermercados estão investindo em programas de recolhimento de resíduos orgânicos para produção de energia. Através da digestão anaeróbia, esses resíduos são transformados em biogás, que pode ser utilizado na geração de eletricidade ou como combustível.
Esses resíduos também podem ser destinados para compostagem, processo que transforma esses materiais em adubo para uso em diferentes culturas. Além de reduzir a quantidade de resíduos enviados aos aterros, a compostagem contribui para a fertilidade do solo e diminuição do uso de fertilizantes químicos.
Ao recolher e dar uma destinação adequada aos resíduos orgânicos, os supermercados contribuem para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Quando esse tipo de resíduo é depositado em aterros sanitários, ele pode gerar gás metano, que é um importante contribuinte para o aquecimento global.
O recolhimento de resíduos orgânicos beneficia não apenas o meio ambiente, mas também a economia local. Com a criação de novos negócios relacionados ao tratamento e aproveitamento desses resíduos, é possível gerar empregos e estimular a economia circular.
Ao optar por supermercados que priorizam o recolhimento e destinação adequada dos resíduos orgânicos, você está contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável. Faça a sua parte escolhendo estabelecimentos que se preocupam com o meio ambiente e incentivam a redução do desperdício!